Homem Vitruviano
O Homem Vitruviano ou Homem de Vitrúvio é um
desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519) que foi produzido em 1490, durante o
Renascimento.
História
Leonardo da Vinci registrava seus estudos em
diários, e assim, ele produziu diversos desenhos.
O Homem Vitruviano foi inspirado na obra De Architectura do arquiteto romano
Marcus Vitruvius Pollio, o Vitrúvio.
Segue o trecho da obra em que Leonardo utilizou para produzir seu desenho:
“Um palmo é o comprimento de quatro dedos
Um pé é o comprimento de quatro palmos
Um côvado é o comprimento de seis palmos
Um passo são quatro côvados
A altura de um homem é quatro côvados
O comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à
sua altura
A distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da
altura de um homem
A distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de
um homem
A distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da
altura de um homem
O comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem
A distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de
um homem
A distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem
A distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem
O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem
A distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do
rosto
A distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento
do rosto
O comprimento da orelha é um terço do da face
O comprimento do pé é um sexto da altura”
Assim,
o desenho de Da Vinci reflete com maestria as proporções humanas esboçadas por
Vitrúvio.
Com a união de estudos de matemática, arquitetura e filosofia, Da Vinci
conseguiu atingir a perfeição no desenho, o qual nem mesmo Vitrúvio havia
alcançado.
Características da
Obra
Homem Vitruviano
O Homem Vitruviano ou Homem de Vitrúvio é um
desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519) que foi produzido em 1490, durante o
Renascimento.
História
Leonardo da Vinci registrava seus estudos em
diários, e assim, ele produziu diversos desenhos.
O Homem Vitruviano foi inspirado na obra De Architectura do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, o Vitrúvio.
Segue o trecho da obra em que Leonardo utilizou para produzir seu desenho:
“Um palmo é o comprimento de quatro dedos
Um pé é o comprimento de quatro palmos
Um côvado é o comprimento de seis palmos
Um passo são quatro côvados
A altura de um homem é quatro côvados
O comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura
A distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem
A distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem
A distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem
O comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem
A distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem
A distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem
A distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem
O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem
A distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto
A distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto
O comprimento da orelha é um terço do da face
O comprimento do pé é um sexto da altura”
Assim, o desenho de Da Vinci reflete com maestria as proporções humanas esboçadas por Vitrúvio.
Com a união de estudos de matemática, arquitetura e filosofia, Da Vinci conseguiu atingir a perfeição no desenho, o qual nem mesmo Vitrúvio havia alcançado.
O Homem Vitruviano foi inspirado na obra De Architectura do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, o Vitrúvio.
Segue o trecho da obra em que Leonardo utilizou para produzir seu desenho:
“Um palmo é o comprimento de quatro dedos
Um pé é o comprimento de quatro palmos
Um côvado é o comprimento de seis palmos
Um passo são quatro côvados
A altura de um homem é quatro côvados
O comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura
A distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem
A distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem
A distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem
O comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem
A distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem
A distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem
A distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem
O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem
A distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto
A distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto
O comprimento da orelha é um terço do da face
O comprimento do pé é um sexto da altura”
Assim, o desenho de Da Vinci reflete com maestria as proporções humanas esboçadas por Vitrúvio.
Com a união de estudos de matemática, arquitetura e filosofia, Da Vinci conseguiu atingir a perfeição no desenho, o qual nem mesmo Vitrúvio havia alcançado.
Características da
Obra
As principais características do Homem Vitruviano estão relacionadas com a
proporcionalidade e o nível de perfeição das formas.
Ele é apontado como uma figura de proporções ideais, segundo o modelo clássico
de beleza.
A técnica utilizada por Da Vinci foi lápis e tinta sobre o papel e tem como
dimensões 34 por 24 cm.
No desenho temos um homem nu representado numa sobreposição de imagens. Elas
formam quatro posições diferentes.
Numa delas, os braços fazem um ângulo de 90 graus; e noutra, eles aparecem mais
acima da cabeça.Em relação às pernas da figura, notamos um desenho com as
pernas mais cerradas e outro, com as pernas abertas.
Note que duas formas geométricas auxiliaram Da Vinci em seus cálculos: um
círculo e um quadrado.
Interessante notar que mesmo com mudança das posições esboçadas por Leonardo, o
umbigo representa o centro de equilíbrio, o qual permanece imóvel.
Fontes:
https://www.todamateria.com.br/homem-vitruviano/
https://www.youtube.com/watch?v=ngvt3nmvxo4
As principais características do Homem Vitruviano estão relacionadas com a proporcionalidade e o nível de perfeição das formas.
Ele é apontado como uma figura de proporções ideais, segundo o modelo clássico de beleza.
A técnica utilizada por Da Vinci foi lápis e tinta sobre o papel e tem como dimensões 34 por 24 cm.
No desenho temos um homem nu representado numa sobreposição de imagens. Elas formam quatro posições diferentes.
Numa delas, os braços fazem um ângulo de 90 graus; e noutra, eles aparecem mais acima da cabeça.Em relação às pernas da figura, notamos um desenho com as pernas mais cerradas e outro, com as pernas abertas.
Note que duas formas geométricas auxiliaram Da Vinci em seus cálculos: um círculo e um quadrado.
Interessante notar que mesmo com mudança das posições esboçadas por Leonardo, o umbigo representa o centro de equilíbrio, o qual permanece imóvel.
Fontes:
https://www.todamateria.com.br/homem-vitruviano/
https://www.youtube.com/watch?v=ngvt3nmvxo4
https://www.todamateria.com.br/homem-vitruviano/
https://www.youtube.com/watch?v=ngvt3nmvxo4
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