sexta-feira, 27 de março de 2020

CIÊNCIAS-7º anos A,B e C- Profª Regiane

Olá tudo bem com vocês?
Espero que vocês estejam bem, se cuidando e realizando as atividades,apesar de estarmos distantes nossa atividades continuam,espero revê-los em breve.
Para não ficarmos  muito atrasado e concluir o que iniciamos estou enviando um texto,para vocês.

SEGUIR AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:
1º) Copie o texto em seu caderno ou imprima e cole;
2º) Leia o texto com muita ATENÇÃO;
3º) Assistas os vídeos para complementar sua leitura.(Estou enviando o link ,porque os vídeos estão travando)

BONS ESTUDOS!!!





Calor e temperatura



Qual a diferença entre calor e temperatura?
O calor é compreendido a partir do trânsito de energia entre corpos e pode ser medido em calorias (cal) ou joules (j). Já a temperatura é medida em graus Celsius (ºC), Fahrenheit (ºF) ou Kelvin (K) e está relacionada com o nível de agitação de moléculas.
São dois conceitos da termologia, uma área da Física. Nela, o conceito de calor representa a energia calorífica, a capacidade de um corpo, de maior temperatura, transmitir parte dessa energia para outros, de menor temperatura.
Enquanto o conceito de temperatura, propriamente, representa a agitação das moléculas ou átomos de uma substância. Quanto mais quente, maior é a movimentação dos átomos e moléculas, quanto mais frio, menor esse movimento.
Calor
Temperatura
Características
Trânsito de energia cinética molecular dos corpos mais quentes para os mais frios.
Nível de agitação de moléculas e átomos em sua relação com o estado térmico.
Como é medir?
Cálculo sobre o trânsito de energia térmica entre corpos ou sistemas.
Os termômetros medem a temperatura gerada a partir da movimentação das moléculas e dos átomos.
Unidades de medida
·         cal (caloria)
·         J (Joule)
·         ºC (graus Celsius)
·         ºF (graus Fahrenheit)
·         K (Kelvin)
Quando alguém diz que "está com calor", trata-se de um erro. Ninguém, nem nada, pode possuir calor. Calor não se possui e nem se armazena, o que a pessoa quer dizer refere-se a uma sensação térmica relacionada à alta temperatura do ambiente.
O que é calor?
O calor significa a transferência de energia de um sistema ou corpo mais quente a um outro mais frio. Os corpos tendem a um equilíbrio térmico. Ou seja, quando dois ou mais corpos possuem temperaturas distintas, essa temperatura tende a se igualar e equilibrar.
Para isso, o corpo de maior temperatura cede energia para o de menor. Dessa maneira, há a tendência de que os dois corpos atinjam a mesma temperatura, entrando em equilíbrio térmico.


A irradiação do calor do sol é responsável pela temperatura no planeta Terra

O calor pode se propagar através da condução, da convecção ou da irradiação. As duas primeiras exigem o contato físico entre os corpos, a segunda atua através da propagação do calor por ondas eletromagnéticas, sem necessitar do contato.
·         Condução. Ao aquecermos a ponta de uma barra de ferro, o calor é conduzido e, em pouco tempo, toda a barra estará aquecida.
·         Convecção. Uma panela com água no fogão cria zonas de convecção, a água mais quente sobe criando um movimento, aquecendo todo o líquido.
·         Irradiação. O Sol, mesmo sem estar em contato com a Terra, irradia calor em forma de ondas eletromagnéticas. Essas ondas viajam pelo espaço e são responsáveis pela temperatura do planeta.
A transferência de energia térmica pode ser medida em Joule (J) ou em caloria (cal). Cada caloria representa 4,1868 Joules de energia (1cal = 4,1868J).
Essas mesmas medidas são encontradas nos alimentos e representam a quantidade de energia que eles possuem quando os ingerimos.
O que é temperatura?
A temperatura é um conceito da física que determina a energia (cinética) das moléculas. Essa energia tem influência sobre o estado térmico de um corpo (ou sistema).
Dentro de um sistema, quanto maior a energia cinética das moléculas, maior será sua temperatura. O mesmo vale para o contrário: quanto menor o movimento de moléculas, mais frio o sistema.


Na imagem, observa-se um termômetro marcando, aproximadamente, 39ºC
Para a medição de temperatura, geralmente, utiliza-se o termômetro. Os termômetros possuem mercúrio e seu grau de dilatação faz com que o nível indique a temperatura.
Esses valores podem ser apresentados em três escalas diferentes: Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Essas medidas possuem como referência o ponto de fusão (0ºC) e ebulição (100ºC) da água. Sendo assim, 0ºC = 32ºF = 273K e 100ºC = 212ºF = 373K.










ESCALAS TERMOMÉTRICAS

As escalas termométricas mais comuns são as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin. A conversão entre elas é possível por meio de fórmulas específicas.
As escalas termométricas são usadas para representar a temperatura em diferentes unidades. Toda escala termométrica apresenta dois pontos fixos que são definidos a partir de alguma propriedade física de alguma substância que possa ser facilmente observada quando o corpo é submetido às mesmas condições.

Escala Celsius

A escala termométrica mais utilizada no mundo é a escala Celsius. Essa escala é baseada na água pura e tem como pontos fixos os pontos de fusão (0 ºC) e ebulição da água (100 ºC), em condições normais de pressão. A escala Celsius foi criada no ano de 1722, pelo astrônomo sueco Anders Celsius.

Escala Fahrenheit

A escala Fahrenheit foi descoberta por Daniel Gabriel Fahrenheit, um físico e engenheiro alemão, no ano de 1724.
Alguns países como os Estados Unidos ainda utilizam a escala Fahrenheit. Essa escala foi criada de modo que a temperatura de fusão da água fosse de 32ºF e que cada grau dessa escala correspondesse a 1,8 graus na escala Celsius, por isso a temperatura de fusão da água, na escala Fahrenheit, é de 212 ºF.
Ambas escalas, Celsius e Fahrenheit, são consideradas escalas usuais, isto é, não são escalas termodinâmicas. Uma escala termodinâmica deve levar em conta o fato de que o seu menor valor de temperatura, aquele no qual os átomos de uma porção de substância são encontrados perfeitamente em repouso, deve ser igual a 0, diferentemente do que ocorre nas escalas citadas, que admitem valores negativos de temperatura.
Uma importante diferença entre a escala Fahrenheit e as demais escalas é que essa não é uma escala centígrada, isso é: a distância entre os seus pontos fixos não é de 100 graus, mas sim de 180 graus.

Escala Kelvin

A primeira escala que levou em conta a não utilização de valores negativos de temperatura foi a escala Kelvin, adotada atualmente pelo Sistema Internacional de Unidades. A escala Kelvin atribui a temperatura à agitação térmica dos átomos, por isso, seu limite inferior é o 0 K, conhecido como zero absoluto. Por razões históricas e práticas, alguns países continuam a utilizar as escalas Celsius e Fahrenheit.
A escala Kelvin foi proposta em 1848 por William Thomson, um físico e engenheiro irlandês, conhecido pelo título de Lorde Kelvin. Diferentemente de outras medidas de temperatura, a escala Kelvin não utiliza a terminologia de graus, por ser uma unidade absoluta de temperatura e não uma escala criada com base em alguma substância.
Observe a imagem abaixo, nela temos três termômetros calibrados nas escalas Kelvin, Celsius e Fahrenheit, respectivamente, que evidenciam os pontos fixos de cada uma das três escalas citadas:










Conversão de escalas termométricas


É possível converter valores de temperatura entre as três escalas termométricas mais comuns. Para isso, utilizamos a seguinte identidade:

Confira um exemplo de utilização da fórmula acima. Vamos converter a temperatura de 80 ºF para ºC:


ACESSE O VÍDEO NO YOUTUBE:https://www.youtube.com/watch?v=AgMhttps://www.youtube.com/watch?v=q6Hnfpybeug&t=257sHE575lqo&t=133s